quarta-feira, 30 de julho de 2014

Esboços de Sermões parte 3 de 7

Titulo: UMA HISTÓRIA DE CONTRASTES
Texto: Lucas 10:38-42

Introdução: A vida natural esta cheia de contrastes, de calor, e frio, luz e sombra, peso e alivio, saúde e doença, etc. E quase não sabemos apreciar uma condição vantajosa sem conhecer seu contrário.
No governo da sua vida e na edificação do seu caráter algumas auxiliadoras mostram sabedoria e outras loucura.
A sábia auxiliadora governa sua vida pelos ensinos, de Jesus. A louca ouve estes ensinos, aprova-os mas não os poem em prática.
A mensagem principal deste texto é que o agradar ao Senhor deve ser a nossa preocupação em todo o nosso serviço. No evangelho de S. Mateus 6:33, o Senhor nos exorta a buscar em primeiro lugar o Reino de Deus, ou seja devemos por acima de tudo em nossas vidas o serviço de Deus. Deus espera de cada auxiliadora a sua dedicação total ao Senhor Jesus e ao serviço cristão.

Argumentação, divisões: Os contrastes. 

1. O TESTEMUNHO DE MARTA
2. O TESTEMUNHO DE MARIA

1. O Testemunho de Marta:
Marta, tipo de auxiliadora que preocupava demais com os afazeres domésticos, naquele momento Marta estava com seus pensamentos e cuidados voltados para o lado material, o seu cuidado naquele instante era mundano e este tipo de cuidado é reprovado pelo Senhor nas Escrituras. 
Mateus 6:25 - "Por isso vos digo: Não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber, nem pelo vosso corpo quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que alimento, e o corpo mais que as vestes?"
Lucas 12:34 - "Acautelai-vos por vós mesmos, para que nunca vos suceda que os vossos corações fiquem sobrecarregados com as consequências da orgia, da embriagues e das preocupações deste mundo, é para que aquele dia não venha sobre vós repentinamente, como um laço".

Paulo exorta os corintios dizendo: "O que realmente eu quero é que estejais livres de preocupações". 1Cor.7:32.
Oh! quantas Martas existem espalhadas por ai, quantas estão nos ouvindo? de qualquer maneira quero que saibam ó Martas, Cristo é mais importante que a roupa para lavar, que o café para servir, que o menino para trocar de roupas!!!

2. O Testemunho de Maria,
Maria, tipo de auxiliadora espiritual que medita e entesoura avidamento no coração o ensino de Jesus. 
As multidões eram  atraídas a Jesus, como o aço é atraido pelo imã, esta atração não era material, mas espiritual, havia um grande e glorioso poder em suas palavras esta atração havia atingindo a Maria, da mesma forma que atingira a Nicodemos, Zaqueu, etc.
Por isso toda oportunidade que aparecia de ouvir a Jesus, Maria não desperdiçava. Para Maria as palavras de Jesus estava em primeiro lugar, mesmo ante a censura de sua irmã.
"Conta-se que o falecido Presidente norte-americano William Mckinley, certa vez enviou um telegrama ao General O.Howard um herói da guerra civil e posteriormente um destacado líder cristão. O telegrama informava ao General Howard que uma determinada quarta feira, a noite, o Presidente o visitaria. Para estupefação do primeiro mandatário da nação, o General Howard, respondeu: "Espero tomar parte no culto de oração da minha igreja na próxima quarta feira a noite. Terei imenso jubilo em receber a vossa honrosa visita antes ou apos a reunião".

Maria escolhera  a boa parte, como Rute escolheu amar e viver ao lado de Noemi até sua morte Rt. 1:16, a  escolha de Rute resulta numa grande benção pois Rute tornou-se esposa de Boaz e tataravó do Rei Davi.
Maria escolhera a boa parte, como Moisés que: "Preferindo ser maltratado junto com o povo de Deus, a usufruir prazeres transitórios do pecado. "Hb. 11:25
Maria escolhera a boa parte, como Ana que por sua persistência em permanecer na casa do Senhor em oração, resultou em ser a mãe do grande profeta Samuel. 1Sm. 1:12.
Maria escolhera a boa  parte, como Josué que diante de uma geração incrédula e idolatra escolheu servir e viver para Jeová "Porem eu e minha casa serviremos ao Senhor" Js. 24:15.

Conclusão: Amáveis auxiliadoras uma só coisa é necessária, disse o Senhor Jesus à Marta, e a vós vos diz: "Irmãos, quanto a mim não julgo havê-lo alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim está, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus". Fil. 3:13-14.

(este sermão é Ocasional/Expositivo, para ser enunciado em festividades que envolva as Auxiliadoras).