O PREGADOR E A ORAÇÃO
O pregador deve conservar o habito da oração, nos precisamos falar primeiro com Deus para depois falarmos com os homens Todo pregador que intenciona a orar mais do que pregar, progredira no seu labor homilético e preferível gastarmos mais tempo, na oração do que na pregação.
Como podemos reconhecer um pregador de oração? Vejamos na ilustração abaixo:
Um pastor ao aproximar-se de uma turma reunida, uma das pessoas exclamou: Eis que, vem chegando um homem de oração!
Então o pastor olhou para aquele homem e perguntou: Por que o senhor diz que sou um homem de oração? Ah, e por causa do sapato, a sua ponta esta comida, homem de oração tem a ponta do sapato comida.
Aquele pastor olhou pra ele e disse: O meu amado, eu conheço homem de oração!
Conheço homem de oração pelo brilho de seu olhos, pelo clarão de sua face, conheço homem de oração pela compassividade manifestada na sua maneira no seu estilo de vida, conheço homem de oração pelos frutos de Espirito Santo.
Prezado leitor o verdadeiro pregador conserva um habito devocional de oração.
O salmista nos incentiva a isto, vejamos: "de manhã, Senhor, ouves a minha voz, de manha te apresento a minha oração e fico, esperando" Sl. 5:3
"Antecipo o alvorecer do dia e clamo; na tua palavra espero confiante" Sl. 119:147.
Paulo como bom conselheiro nos incentiva também a mantermos uma vida continua de oração, vejamos: "Orando noite e dia, com máximo empenho..." Ts. 3:10
Daniel o grande profeta escatológico orava três vezes por dia, vejamos: "Daniel, pois quando soube que a escritura estava assinada, entrou em sua casa, e, em cima, no seu quarto, onde havia janelas abertas da banda de Jerusalém, trés vezes no dia se punha de joelhos, e assim orava, e dava, graças diante do seu Deus, como costumava fazer" Dn. 6:10
O pregador como homem de Deus é também chamado de semeador. O pregador semeia a palavra de Deus. A semente para germinar necessita da Terra (os corações), e da água (as orações do pregador).
O PREGADOR E SUA CHAMADA:
Todo pregador (evangelista), deve possuir uma chamada especifica de Deus, para sua obra. Paulo escrevendo aos hebreus (já foi comprovado que Paulo é o autor da Epístola aos Hebreus), no cap 5:4 nos diz: "Ninguem pois toma essa honra para si mesmo, senão quando chamado por Deus".