quinta-feira, 3 de abril de 2014

O Pregador parte 5

O PREGADOR E SEU PERFIL SONORO


Um dos sambem necessário de se fazer menção e com relação ao perfil sonoro do pregador. O pregador e o principal veiculo pelo qual Deus transmite sua mensagem ao mundo, enquanto enquanto a voz e o veiculo pelo qual o pregador se utiliza na obra da pregação. O sucesso do pregador no que só refere ao perfil sonoro ou seja a voz, esta fundamentado no Timbre e na Dicção.

O Timbre, e a qualidade que distingue dois sons da mesma altura e da mesma intensidade. O timbre perfeito para a elocução do Sermão é o médio, isto é, não o alto (agudo), e nem o baixo (grave), nem roufenho (rouco, fanhoso, analasado).
Há pregadores que pensam que gritando impressionam mais seus ouvintes, mas geralmente  no final da mensagem (sermão), o pregador esta rouco e já não pode pregar mais, nem alto e nem baixo (lembrem-se não é por força e nem por violência  mas, pelo Meu Espirito diz o Senhor), evitemos os extremos, não devemos ser nem 8 e nem 80, mas 40.

A Dicção, o mesmo que Dição, que e a maneira de dizer. É a ação de emitir corretamente os sons da voz.
A dicção requer, alem da boa pronunciação, fixidade e clareza, tem pregadores que, falam tão perto do microfone que quase não se entende nada. Prudencia!!

CONSELHOS PRÁTICOS PARA O PREGADOR:


É aconselhável o pregador não pregar (principalmente em ocasiões especiais, tais como: congresso, cruzadas, programas de TV, etc.), com o estomago cheio, porque no decurso da digestão que e lenta, a pessoa fica indisposta e sem um bom raciocínio.
O estomago cheio e a tensão nervosa do pregador no ato do sermão, não obstante coopera também para a formação desagradável de gases, sejamos prudente.
Outro conselho: O pregador deve ser autentico, sua mensagem deve ser enunciada  com sua própria voz e sotaque (cuidado para não cair no ridículo), muitos pregadores iniciante por admitirem pregadores de grande renome procuram imita-los na mimica nos movimentos, na voz, no sotaque, etc., podemos imitar alguns pregadores no que diz respeito ao trato, bondade, prudencia, amor, fidelidade, fé, perseverança, testemunho, consagração, paciência, etc. Fil.3:17.
Outro conselho: É correto pela homilética se fazer esboço de sermoes, contudo e improprio lê-lo no ato do Sermão. O pregador deve estuda-lo e na dependência do Espirito Santo transmiti-lo aos ouvintes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário